Press "Enter" to skip to content

Piauí registra mais de 10 mil crianças e adolescentes fora da escola, diz Unicef

Last updated on 7 de setembro de 2025

Impacto do PNAD contínua nos dados de abandono escolar no PI

No Piauí, 10.840 crianças e adolescentes, com idades entre 4 e 17 anos, estão fora da escola, conforme dados recentes da plataforma Busca Ativa Escolar (BAE) da Unicef. A maior concentração está entre os adolescentes de 15 a 17 anos, que somam 8.660 sem acesso às salas de aula. Essa situação se insere em um contexto nacional onde mais de 900 mil jovens enfrentam o mesmo desafio. Dados do PNAD Contínua de 2024 indicam que 933 mil crianças e adolescentes, na mesma faixa etária, ainda não estão matriculados em escolas no Brasil.

Adolescentes de 15 a 17 anos lideram estatísticas de abandono

Anunciantes Somos Noticia

A distribuição por idade revela que a faixa etária de 15 a 17 anos é a mais afetada no Piauí, com 8.660 adolescentes fora da escola. Em seguida, aparecem os anos iniciais do ensino fundamental, que concentram 1.123 crianças sem acesso às salas de aula, apontando desafios específicos nessa etapa. Entre 6 e 10 anos, 784 crianças estão fora da escola, enquanto entre 11 e 14 anos, o número é de 273.

Esforços para o retorno escolar e recomendações às prefeituras

Apesar dos números preocupantes, o levantamento da Unicef também mostrou um avanço: mais de 300 mil crianças e adolescentes retornaram às salas de aula no Piauí entre 2017 e 2025. Para fortalecer essas ações, o Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação no Piauí (Gaepe-PI), em conjunto com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), tem enfatizado a importância da adesão e do uso correto do sistema BAE. A plataforma Busca Ativa Escolar visa apoiar os municípios na reintegração de alunos, priorizando as etapas inicial e final da educação, mas sem negligenciar as idades intermediárias.

Em uma nota técnica, o Gaepe-PI apresentou nove recomendações cruciais às prefeituras piauienses para combater o abandono escolar. Entre as orientações estão a realização de campanhas de mobilização e comunicação, acompanhamento da permanência escolar, busca ativa de alunos com base no CadÚnico, atuação dos Conselhos Municipais de Educação, apoio de instituições parceiras, implantação efetiva da BAE e articulação intersetorial entre as secretarias.

Impacto do PNAD contínua nos dados de abandono escolar no PI
Impacto do PNAD contínua nos dados de abandono escolar no PI

Com informações do Portal O Dia

Compartilhe este post
0Shares
Mission News Theme by Compete Themes.