Tópicos
União dos órgãos de Saúde em Amarante
O Hospital Regional de Amarante (HRA) e a Secretaria Municipal de Saúde se uniram para expandir o acesso a cirurgias eletivas e atendimentos ambulatoriais na região. A iniciativa, anunciada nesta quarta-feira (20), busca melhorar a qualidade de vida da população local, atendendo demandas por procedimentos como hernioplastias, vasectomias e laqueaduras.
Parceria para Fortalecer a Saúde Local
Uma reunião entre as duas instituições, realizada esta semana, teve como objetivo alinhar estratégias que contemplem todos os municípios da região atendidos pela unidade. Essa parceria fortalece o fluxo de atendimento e garante um cuidado ainda mais eficiente para a população, conforme destaca o secretário municipal de Saúde, Gláuber Duarte.
“Essa é mais uma ação importante para garantir acesso à saúde e melhorar a qualidade de vida da nossa população”, pontuou o secretário.
Leia também:
- Com apoio da prefeitura, atletas de Amarante conquistam pódio estadual e vaga no Campeonato Brasileiro
- Morre o amarantino Zéis, um homem que espalhava alegria por onde passava
Como acessar os procedimentos
Para realizar uma cirurgia eletiva pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o primeiro passo é procurar a equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF) da sua área. Já para participar da triagem específica para as cirurgias no HRA, a população deve ir ao setor de regulação da Secretaria Municipal de Saúde para agendar o procedimento. É necessário apresentar encaminhamento médico e documentos pessoais durante a triagem, que atende pessoas com idade entre 14 e 69 anos.
Tipos de cirurgias eletivas oferecidas e requisitos
Os atendimentos ambulatoriais e procedimentos menores são realizados pelo médico Paulo Rodrigues às terças-feiras na unidade. As cirurgias eletivas de maior porte, como hernioplastias (inguinais e umbilicais), vasectomia e laqueadura, serão conduzidas pelos doutores Jailson, Mateus Vilarinho e Isaac Antão.

