Press "Enter" to skip to content

Saúde de Amarante realiza encontro de conscientização e lança ações de combate ao tabagismo

Last updated on 2 de junho de 2025

Na manhã desta sexta-feira (30), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Amarante promoveu um “Encontro de Conscientização Sobre o Tabagismo”. O evento, realizado às 9h no Auditório da SMS, destacou as ações do Dia Mundial Sem Tabaco, uma campanha anual do Instituto Nacional de Câncer (INCA). O município realizou a atividade impulsionado pela recente adesão ao Programa de Controle do Tabagismo.

Anunciantes Somos Noticia

O encontro teve como proposta a realização de uma roda de conversa com usuários de tabaco, tanto do cigarro eletrônico (vape) quanto do tradicional, sobre os riscos do vício e as estratégias para abandoná-lo. A programação contou com a participação de uma equipe multiprofissional: Thaís Carolina, que vai coordenar a ação no município, apresentou ao público o programa; um educador físico destacou a importância do exercício físico; um fisioterapeuta abordou técnicas de respiração e meditação para auxiliar no controle da ansiedade durante o processo de abandono do cigarro; e um psicólogo discutiu os aspectos psicológicos envolvidos; Susiane Lima, também da equipe, falou sobre a fase de implementação do programa na cidade.

Programa de Controle ao Tabagismo em Amarante

Amarante foi contemplada com o Programa de Controle do Tabaco, uma iniciativa do INCA em parceria com o Ministério da Saúde, implementada nos municípios através das Secretarias Estaduais de Saúde nos estados, a exemplo da SESAPI, no Piauí.

A implementação em Amarante está em curso, iniciando com uma equipe piloto na unidade Auta Rosa e na zona rural. A meta, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, é expandir o programa para as nove equipes da Estratégia Saúde da Família do município. Para isso, os profissionais de saúde estão passando por treinamentos e capacitações, tanto presenciais quanto online, oferecidos inclusive pelo INCA.

“Nosso objetivo com este encontro foi conscientizar ainda mais a população sobre os riscos do tabagismo e chamar à reflexão esses usuários tabagistas. Queremos despertar o interesse neles para que comecem a pensar em abandonar o vício do cigarro, pois essa decisão é uma parte muito importante do processo”, destacou Thaís Carolina, coordenadora do programa.

O programa prevê que o paciente que decide abandonar o vício passe por uma avaliação médica. O SUS fornecerá medicação como um auxílio no tratamento, caso seja avaliada a necessidade pelo médico. O usuário será acompanhado por uma equipe multiprofissional, composta por psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista, médico, fonoaudiólogo, dentista e enfermeiro.

Leia também:

Fotos: Leomar Duarte | Somos Notícia

Compartilhe este post
0Shares
Mission News Theme by Compete Themes.