Press "Enter" to skip to content

Morre bebê que chorou no próprio velório em Rio Branco, no Acre

O recém-nascido que chorou dentro do caixão durante o próprio velório, em Rio Branco (AC), no sábado (25), não resistiu ao delicado quadro de saúde e teve morte confirmada ainda na noite desse domingo (26). A equipe médica informou que o bebê morreu em decorrência de choque séptico e sepse neonatal.

Anunciantes Somos Noticia

O bebê havia sido declarado morto pela equipe da Maternidade Bárbara Heliodora no sábado. O laudo médico da maternidade atestou a morte fetal por hipóxia intrauterina, a condição em que o feto deixa de receber oxigênio suficiente.

Momentos antes do sepultamento, contudo, o bebê foi encontrado vivo dentro do próprio caixão. O recém-nascido, que nasceu com aproximadamente cinco meses de gestação, havia permanecido por cerca de 12 horas dentro de um saco usado para armazenar corpos.

A descoberta de que o bebê estava vivo ocorreu quando um parente abriu o caixão e o menino chorou. O evento provocou o desespero de familiares.

A criança foi imediatamente levada de volta à maternidade, onde permaneceu internada em estado gravíssimo na UTI Neonatal.

O parto havia ocorrido na noite de sexta-feira (24). A pediatra Mariana Collodetti confirmou que o bebê apresentava prematuridade extrema, com 23 semanas e cinco dias de gestação, pesando apenas 520 gramas.

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) informou que todos os protocolos de reanimação foram seguidos na noite do parto, mas que o órgão abriu uma investigação interna para apurar o ocorrido e garantir transparência.

O Ministério Público do Acre (MPAC) também instaurou um procedimento para apurar as responsabilidades. Segundo o MPAC, a família relatou que uma funerária particular chegou a retirar o corpo para o sepultamento antes que fosse constatado que o bebê respirava e chorava.

Imagem de close do recém-nascido José Pedro entubado na UTI neonatal
José Pedro, o bebê que ressuscitou, está internado em estado grave na maternidade do Acre.

Com informações do site Contilnet Notícias

Compartilhe este post
21Shares
Mission News Theme by Compete Themes.