Uma operação policial prendeu, na manhã desta terça-feira (21) em Altos (PI), suspeitos de aliciar jovens para uma facção criminosa por meio de falsas ações sociais. Altos está localizada a 41 km de Teresina. A ação visa cumprir mandados contra 16 pessoas investigadas por homicídios, roubo e tráfico de drogas na região.
A investigação do Draco (Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas) apontou que o grupo utilizava a distribuição de brinquedos no Dia das Crianças para recrutar jovens. Os suspeitos são investigados por realizar estas atividades para angariar membros para a organização criminosa.
O delegado Charles Pessoa, do Draco, afirmou que os líderes da facção exigiam a distribuição de brinquedos e determinavam os locais, a quantidade e os responsáveis pela retirada dos itens. Segundo o delegado, esta tática de manipulação e coação tem o objetivo de “cooptar jovens e conquistar apoio dentro das comunidades”. A autoridade destacou que este método representa um claro desafio à autoridade do Estado.
As mensagens recuperadas pela polícia mostram que os responsáveis gravavam vídeos e enviavam aos líderes do grupo criminoso como prova de que as ordens haviam sido cumpridas.
A operação, que busca prender 16 pessoas, contou com o apoio de equipes da Polícia Militar e da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI).
Com informações do g1
Compartilhe este post
